Páginas

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Sonho de um Visionário/Progressista.





O AÇUDE RIACHO DO FEIJÃO


O açude do Riacho do Feijão, de 35 milhões de m³, ainda está em um projeto embrionário.
Na minha modesta opinião é de vital importância tanto para a Nossa Querida Extrema como para Ibaretama e a circunvizinhança.
A princípio pode parecer até crueldade, deselegância, desrespeito e outros adjetivos assemelhados para com algumas pessoas aficionadas pela sua terra natal.
Da mesma forma, eu também tenho particular admiração e amor por esta bela e receptiva localidade, cujos habitantes e a própria terra habitam o meu coração de político desta terra e admirador incondicional do meu município e minha gente e um sonhador com o seu desenvolvimento.
Pode até parecer um projeto complexo, deslegante, pois poderá deslocar pessoas que nasceram e se criaram ali, mas a evolução, a necessidade premente de água, a possibilidade de geração de trabalho e renda com o advindo poder e da possibilidade de acessividade à agricultura irrigada, à pecuária leiteira e de corte, à piscicultura, à apicultura e a outros meios de ocupação e benefício para esse povo que roga por melhores condições de vida, de quebra de paradigmas, de mudança de rumo, de alguém que vislumbre possibilidades de progresso, de trabalho, de renda, enfim de melhoria de possibilidade de se viver e conviver com as mazelas da seca que aflige nosso semi-árido e que exige e é urgente dotar o povo e o município de novas possibilidades de viver bem: de bem com a vida, com a família, com a mãe terra, com seu local de trabalho e com seu local natalício.
Certa vez um grande imperador brasileiro bradou aos seus patrícios:

" - Empenho até a última joia da Coroa, mas um nordestino jamais morrerá de sede ou de fome".
Aí, veio o Açude do Cedro, em Quixadá-CE.
Nosso monarca, infelizmente faleceu em Portugal, destronado , com sua face repousando sobre um travesseiro de areia brasileira e não pode cumprir com sua promessa, pois muitos seres vivos do Nordeste Semi-Árido ainda padecem com a seca cruel mas previsível e periódica, que assim como a morte nunca deixará de existir, por ser um fenômeno da Natureza e característico desse espaço geográfico.
Por isso é primordial que façamos alguma coisa para mudar essa triste e abominável realidade:
- criar, dotar e adotar meios de conviver com a estiagem sem sofrimento e até eliminar óbitos.
Se por acaso tivermos a oportunidade de ver construído um empreendimento como esse, ao invés de destruição, vislumbro perspectivas de vidas melhores, super valorização da terra (m²), super produção, possibilidade de migração de uma região pobre, infértil para a "Terra Prometida", para a prosperidade.
Esse projeto, se sair, deverá afetar a vida da população, mas com a possibilidade de vida melhor.
Há vários exemplos, como aqui da Agrovila Barreiros, de Jaguaribara onde a maioria das populações jamais desejam voltar à antiga realidade.
Um projeto desse é avaliado com muito critério e leva em conta diversos fatores, dentre os quais a satisfação da população envolvida, analisando todo o procedimento de provável processo de deslocamento dos habitantes, para que possa porventura ser efetivado.

 

Ibaretama-CE 10 de Novembro de 2013
Vereador Aldenor Freitas de Queiroz

2 comentários:

  1. Muito bem escrita Aldenor Queiroz, sua crônica. Clara, argumentos convincentes. É claro que acreditamos na essencialidade desse açude para nós ibaretamenses, pois água é sinônimo de vida. Só há vida se houver água.

    ResponderExcluir